terça-feira, 26 de outubro de 2010

Lixo Eletrônico: Tôxico ao meio ambiente

 Caros leitores, desculpe não postar nada sobre o lixo eletrônico, estivemos muito ocupados com outros assuntos e com o andamento do projeto, praticamente encerrado.




Sobre Lixo Eletrônico:


   Para quem ainda não sabe Lixo eletrônico é todo aquele aparelho eletro-eletrônico ( Tv's, rádio, celular e principalmente computadores) que se tornam obsoletos aos olhos de seus donos. Estes por sua vez procuram os aparelhos mais modernos e tecnológicos do mercado ( culpa do consumismo¬¬).
        Aquele celular antigo ou computador depois de serem trocados por novos modelos tornam-se depósitos de poeira em sua casa. Pelo menos é o que acaba acontecendo na maioria da vezes, isso quando a pessoa não joga o aparelho no lixo.
       
         Não tem garrafa, não tem plásticos que possam ser piores que o lixo eletrônico na questão da poluição do meio ambiente. E por que isso ?
       Há vários tipos de metais pesados na composição de eletrônicos (um dos piores é o Chumbo), que prejudica tanto no solo e em contato com a agua ou o ser humano em contato direto ( podendo trazer o cancêr) ou não com esses elementos (bebendo a agua contamidada por metais) .




Por isso é importante se informar, saber onde tem postos de coleta ou perguntar ao proprio fabricante do produto se ele recolhe esse material. Você mesmo pode se juntar com colegas e organizar a coleta de eletrônicos, principalmente das pilhas que é mais fácil e levar a um posto mais próximo ou que você garanta que o trabalho vai ser bem feito.

Cobrar das autoridades também é valido. Latas, garrafas pet, papeis poluem o ambiente mas com essa modernidade atual e com uma população muito grande os efeitos de descarte do lixo eletrônico aumentarão e o risco de contaminação é muito maior que  qualquer outro meio poluente.





Em breve algumas dicas de como preservar o seu eletrônico e dados importantíssimos para você estar  consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário